TUTORIAL: CMYK e RGB

Quem trabalha com imagem em algum momento já se perguntou: "O que é CMYK e RGB? Qual delas eu devo usar?"

CYMK e RGB são abreviaturas do sistema de cores.

CMYK são 4 cores primárias. Cian, Magenta, Yellow e Black (Ciano, Magenta (quase rosa) Amarelo e Preto) que combinados formam outras cores. É utilizado para materiais que serão impressos (revistas, panfletos, jornais,etc), onde 4 cores de tinta geram uma qualidade final melhor que 3.

RGB são 3 cores primárias. Red, Green, Blue (Vermelho, Verde e Azul) que combinadas formam outras cores. É utilizado em para trabalhos que serão vistos através de produtos eletronicos (televisores, monitores, celulares, internet, etc).

Na imagem abaixo temos dois retangulos, nos dois foram usados o mesmo codigo de cores, a diferença é que uma foi salva como RGB e a outra como CMYK.

              RGB 

CMYK


Olhando para a segunda imagem (CMYK) no monitor você notará os tons diferentes. Isso acontece porque no monitor as cores são formadas por pontos de luz que podem ter milhões de combinações diferentes, na impressão isso fica difícil já que as cores são geradas a partir do reflexo de luz sobre pigmentos de papel branco.             


Então quando for fazer um trabalho e quiser saber qual sistema de cores deverá usar basta pensar qual será a finalidade dele. 

E lembre-se quanto mais cores ultilizar no trabalho, maior será o custo da impressão.
         

Um comentário: