TUTORIAL: Sketchup e Kerkythea

Já faz algum tempo que tenho vontade de aprender a fazer trabalhos em 3D, eis que em uma madrugada vagando pela net, um conhecido me apresenta o SKETCHUP e o KERKYTHEA.

O melhor de tudo é que são software livre.

"O SKETCHUP é um software livre Pode ser usado por qualquer atividade profissional que necessite desenvolver rascunhos de produtos tridimensionais. Muito utilizado na área de Arquitetura, devido a sua facilidade de modelagem de estudos de formas e volumes tridimensionais, o software é muito utilizado também por Designer de Móveis, Desenhistas Técnic, Engenehiros Civis, Eng. Mecânicos Designers de Produtos, Escultores, Game designer, e diversas outras profissões relacionadas aos trabalhos que necessitem visualizações em 3D."


 Veja um exemplo de trabalho feito usando o SKETCHUP

( imagem feita pelo profº Mauricio Camargo)

Depois do trabalho inicial no SKETCHUP exportamos ele para o KERKYTHEA.

KERKYTHEA é um sistema de rendização compatível com o 3D Studio Max,  Blender, SKETCHUP entre outros softwares. Pode ler os seguintes arquivos .XML, .3DS, .OBJ, .SIA.

Veja o trabalho após renderização no KERKYTHEA

( imagem feita pelo profº Mauricio Camargo)

Muitos trabalhos depois de serem renderizados no KERKYTHEA são finalizado no PHOTOSHOP. 
 

Pra quem se interessou vou deixar aqui os links onde poderão encontrar os programas e também a apostila que o profº Mauricio Camargo disponibiliza no site dele. 



Links:
download dos programas
SKETCHUP clique AQUI

KERKYTHEA clique AQUI

OBS: Depois de instalar os programas você terá de instalar o plugin no seu computador, é fácil, instale na pasta      C:\Arquivos de programas\Google\Google SketchUp 7

PLUGIN clique AQUI

APOSTILA elaborada pelo professor Mauricio Camargo toda em postuguês, para iniciantes. Ela abrange desde a instalação passo a passo até um primeiro render com edição de materiais.
 Para baixá-la clique AQUI 

Eu segui e recomendo.  E aqui esta minha primeira renderização feita seguindo a apostila.

2 comentários:

  1. Parabéns pela matéria.

    Atualmente além da apostila, as pessoas também podem iniciar através de vídeos que ele lançou recentemente no youtube e iniciar corretamente com facilidade e praticidade neste software fantástico que é o kerkythea.

    Link: http://www.youtube.com/watch?v=_Lura6wxdzI

    ResponderExcluir
  2. Ei Paulo,

    obrigada. Vou ver os vídeos, tive que da uma parada porque o pc nao ta aguentando mais, vou trocá-lo em breve ai pego firme no programa. Gostei muito dele.

    ResponderExcluir

SERVIÇOS